terça-feira, 1 de junho de 2010

UMA VERDADEIRA MEDIDA DE INCLUSÃO SOCIAL

Alguns por aí criticaram a nossa decisão de construir um conjunto habitacional de 60 casas no bairro Parque Jardim Brejo das Almas. Alguns mais destemperados apelaram até para chavões do tipo: “O prefeito não gosta de pobre!” ou “O prefeito quer levar os pobres para o pé da serra”.
Primeiramente, quero aqui deixar o meu repúdio em relação a atitudes desse gênero, carregadas de preconceito em relação ao povo sofrido do Parque Jardim. Não podemos nos esquecer que o bairro existe, seus moradores existem e não podemos virar as costas para eles, como tem ocorrido até hoje, pois caso contrário, estaríamos permitindo que uma situação vergonhosa de verdadeira segregação ou “apartheid social” continue a acontecer entre nós.
É para permitir o desenvolvimento e a integração do bairro com o restante da cidade que decidimos lá implantar, em parceria com a COHAB, um conjunto habitacional com 60 casas. Essa nossa decisão está alinhada com as diretrizes estabelecidas pela Conferência das Cidades no âmbito municipal e estadual. Com as casas, outras melhorias chegarão ao bairro, como a melhoria da sua via de acesso, obra esta já iniciada, como a iluminação pública e o saneamento básico. Serão investidos aproximadamente 2 milhões de reais na obra o que irá gerar algo perto de 200 empregos durante a sua execução. Por outro lado, com um maior número de moradores ficará mais fácil justificar e viabilizar a implantação de um transporte público interligando o bairro ao restante da cidade. Isso tudo, trará como conseqüência, o aumento da auto-estima dos moradores do bairro, que é o mais gratificante para nós.
Essa tem sido a tônica do nosso governo, priorizar a implantação de serviços públicos nos lugares até então menos favorecidos. Foi assim com a decisão de construir a escola da Pró-Infância no bairro José Maria Alkimin, a UBS no Adalberto Batista, a escola Quilombolas em Poções (em fase de licitação), a reforma e ampliação do Hospital Municipal, o conjunto habitacional no Parque Jardim, construção de barraginhas na zona rural, sistema de água em São Geraldo. Esta, uma obra magnífica em parceria com a Emater, que trará água de Catuni a São Geraldo e comunidades adjacentes, beneficiando mais de 4 mil pessoas, sendo assim, o maior projeto do gênero em execução atualmente no interior do Estado.
São esses e outros projetos, como a ETE e a extensão do sistema de esgotamento sanitário para todos os bairros da cidade, com recursos dos governos federal e estadual, além de contrapartidas próprias, que estão transformando o município num canteiro de obras, com investimentos de mais de 12 milhões de reais neste ano, sem qualquer sombra de dúvida, o maior volume de investimentos da nossa história, gerando assim centenas de empregos. E as boas notícias não param de chegar, ao contrário do que pregam os pessimistas de plantão (“contra tudo e contra todos”). Apenas para citar uma, assinamos essa semana, convênio com o Governo do Estado para a liberação de mais de 1 milhão de reais para calçamento de ruas na sede do município.
E muito mais virá porque hoje, ao contrário de quando assumimos, o município está em dia com suas obrigações junto aos órgãos estaduais e federais, nossas contas estão em dia depois que renegociamos e estamos pagando rigorosamente em dia mais de 10 milhões em dívidas herdadas. Não obstante isso e apesar de alguns “esqueletos” que volta e meia aparecem para nos atormentar, podemos dizer que estamos entrando em uma nova fase, de muito maior desenvolvimento e com justiça social.







segunda-feira, 31 de maio de 2010

Recital para as Mães

Emoção, cultura e muitas recordações. Assim foi a apresentação do Recital: "Recordações" em homenagem as mães de nossa cidade. Elas merecem!