quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Obras pra vida toda


Obras de qualidade: marca registrada das administrações de José Mário Pena

Qualidade de vida para as pessoas sempre foi uma preocupação das administrações de José Mário Pena. Quando foi prefeito pela primeira vez, na década de 80, ele cuidou da cidade em vários aspectos. Quem vivenciou aquele tempo é testemunha.
Naquela época, todas as ruas da cidade foram calçadas (quase 30 mil m² de ruas calçadas), até parte do distrito de Cana Brava recebeu a obra. Uma satisfação para os moradores daquela comunidade rural que até hoje contam com um pavimento de qualidade.
E na atual administração não foi diferente! Obras de calçamento estão espalhadas pela cidade. Foram calçados os bairros Beto Alves, Vila Santa Maria, Adalberto Batista e o Novo Milênio. Os bairros foram calçados por completo. O bairro Zulma Silveira também já está sendo calçado. Isso tudo sem escolher uma ou outra rua. O serviço foi realizado para atender a todos, sem distinção.
Só nesta administração foram quase dezoito mil metros quadrados de ruas pavimentadas, tudo feito com recursos de convênio firmado com a SETOP. Com recursos próprios, a prefeitura pavimentou as ruas Pernambuco e Piauí, no bairro João Gonçalves, mais o asfalto do trecho de acesso ao Morro do Mocó, que está em sua fase final.
A administração faz isso porque acredita que a obra de calçamento é muito mais que tirar a poeira e a lama da porta da casa dos moradores. Ruas pavimentadas proporcionam qualidade de vida, saúde, desenvolvimento e valorizam o bairro.
Mas em tempos de eleição, mesmo o atual prefeito não estando na disputa eleitoral, as críticas não deixam de existir. Criticar é uma atitude correta, desde que seja feita com responsabilidade e diante dos fatos. Critiquem os buracos que aí existem, mas digam quem os fez, quem os deixou aí pelas ruas da cidade e digam quem fez mau uso do dinheiro público.
Outro comentário que se ouve pelas ruas é com relação a pavimentação com bloquetes. Dizem que o método é atrasado. Quem fala isso não entende as vantagens deste tipo de calçamento, ou não quer entender. Segundo especialistas, a vida útil do pavimento asfáltico é mil vezes menor do que a vida dos pavimentos de paralelepípedo. Além disso, os bloquetes são considerados ecologicamente corretos uma vez que permitem a infiltração da água de chuva recarregando o lençol freático e minimizando os efeitos de enchentes. Outra vantagem é que este tipo de pavimentação absorve menos calor e ajuda a diminuir a temperatura. Não bastasse tudo isso, a manutenção da pavimentação é muito mais barata para o município. E com isso mais ruas podem ser atendidas e a manutenção será sempre feita.
Então antes de formar sua opinião, reflita. Não repasse informações que não são verdadeiras apenas porque estão comentando. Os buracos que estão nas ruas da cidade não foram em calçamentos desta administração por um motivo claro: as obras feitas por José Mário Pena são de qualidade, porque ele respeita o dinheiro público e faz bem feito. Afinal, a população de Francisco Sá merece!



Placa de inauguração do calçamento da década de 80.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Tomaram posse 40 Agentes Comunitários de Saúde que vem agregar força e completar as equipes de saúde em nossa cidade. Os Agentes foram aprovados no Processo Seletivo ocorrido neste ano. Os novos profissionais foram capacitados e já estão a serviço da população de casa em casa, na cidade e na área rural do nosso município.